segunda-feira, 14 de outubro de 2013



O coccix é o osso final da região da coluna, e pode causar dores crónicas  de difícil resolução

A coccigodínea e pode prejudicar e muito a vida das pessoas. É uma patologia que causa dor no cóccix e pode ser ocasionada por razões como obesidade, período pós-parto e/ou traumas na região (segundo análises, apenas traumas recentes, no máximo há três meses). Não é raro o paciente relatar um trauma recente - como uma queda - que posteriormente causa muitas dores que podem ser de difícil tratamento.

Normalmente o problema é percebido quando o paciente nota uma grande dificuldade em sentar e levantar-se repetitivamente, fator que pode levar à incapacidade total provisória da pessoa, evidenciando assim um estágio avançado da coccigodínea. A ocorrência da patologia é 5 vezes mais frequente em mulheres, especialmente aquelas que estão na faixa etária dos 40 anos. Devido à formação do cóccix, a coccigodínea pode revelar outros prováveis problemas, como anormalidades associadas à musculatura pélvica ou à região anal.
A dor é incapacitante em muitos pacientes, o que ocorre é uma dor tipo neuropática, que é diferente daquela dor aguda que ocorre logo em seguida ao trauma. Essa dor crónica pode determinar medicamentos diferente durante o tratamento, para que se consiga um bom controle dos sintomas.

O tratamento da coccigodínea geralmente é conservador, à base de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, colocação de calor na região e técnicas para evitar o esforço repetitivo no ato de sentar e levantar. Alguns tratamentos específicos fisioterápicos podem ajudar muito, como a osteopatia, que visa equilibrar de forma uniforme boa parte da coluna e do tronco, aliviando o quadro da dor, dependendo de cada caso. O outro tratamento, já para estágios mais avançados, consiste em um procedimento cirúrgico especialmente quando a coccigodínea já se tornou um fator incapacitante crónico.


A coccigodínea pode ser algo muito prejudicial à saúde e à qualidade de vida. Se tiver dores na região do cóccix, fique atento e procure ajuda Técnica. Não espere piorar ou que se torne insuportável.

Tratamento:
Formas leves e moderadas:
- Repouso relativo
- Almofada 
- Gelo e calor local
- Medicamento anti-inflamatório 
- Posicionamento inclinado ao sentar
- Alimentação com 30% de fibras
- Pomadas de manipulação para alivio da dor

Formas severas:
- Injeção de esteróides para alivio da dor severa.
-  Repocisionamento do ligamento ou do cóccix pela via retal

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fasceíte plantar

Esse é o tipo de pé com mais probabilidades de sofrer  fasceíte plantar: o pé cavo.

Muita gente já deve ter ouvido falar desta lesão. Confunde-se com a lesão esporão do calcâneo, por ter sintomas tão iguais que levam a pensar erradamente nessa lesão.
A Fasceìte é uma inflamação da fáscia plantar, que tem a ver com os tendões na sola dos pés, geralmente é propício a mulheres que por hábito usam sapatos de salto alto, levando a que  os tendões da parte posterior da perna se encurtem gradualmente, havendo uma maior tensão na região da planta do pé,  que ao longo do tempo vai prejudicando a fáscia, podendo causar uma lesão parcial desta.

Pessoas que praticam corrida - causam mais impacto nesse local - principalmente se estão acima do peso, podem sofrer também com essas dores. Por isso é recomendado o uso de ténis adequados para o tipo de pé.
 Se for um pé muito cavo (como mostramos na foto acima), tenha cuidado, porque a lesão tem mais tendência a  aparecer, o pé é mais rígido,  e com o tempo a fáscia plantar (a vermelho na foto) vai ficando muito encurtada, causando sobrecarga na região posterior da sua inserção junto ao calcâneo.